A Engenharia e o Meio Ambiente
A Engenharia promove a ferramenta para o desenvolvimento econômico, como ciência produtora de conhecimento e de inovação tecnológica, que são fundamentais para tais crescimento. Provê soluções para as necessidades básicas de todos os seres humanos como, por exemplo: água, saneamento, habitação e energia, de forma a proteger a cultura e a diversidade natural. É função da Engenharia aliviar os endêmicos e aflitivos problemas que afetam as comunidades em desenvolvimento.
Empreendimentos relacionados à Engenharia aproveitamento e utilização de recursos naturais; meios de locomoção e comunicações; edificações, serviços e equipamentos urbanos, rurais e regionais, nos seus aspectos técnicos e artísticos; instalações e meios de acesso a costas, cursos, e massas de água e extensões terrestres; desenvolvimento industrial e agropecuário.
Os impactos sociais de sua atuação são altamente relevantes do saneamento básico às intervenções na infraestrutura urbana; da geração de energia aos produtos manufaturados; da agricultura à conservação de alimentos; dos equipamentos biomédicos aos equipamentos para a informação, etc.
O engenheiro, enquanto gestor ambiental, ocupa-se: do desenvolvimento da Tecnologia de Meio Ambiente; do estudo da relação das alterações ambientais causadas pelo Homem; do estudo e dos processos naturais de transformação do ambiente que ocorrem em escala temporal.
Ecologia
É a ciência através da qual estuda como os organismos (animais, plantas e microorganismos) interagem dentro do e no mundo natural (RICKLEFS, 1996).
É o estudo científico da vida em seu ambiente natural [...] fornecendo informações sobre a destruição afeta os seres vivos e ajuda a descobrir como isso pode ser corrigido