Engenharia do meio ambiente
Turma: Engenharia de Produção
Componentes do grupo: Aloá Mendes Querido Diego Cesar Marques Miguel Eduardo Fernandez Mariane Carvalho
Introdução
A proposta da monografia foi a escolha de uma tipologia de indústria para, posteriormente, ser realizado um estudo de como essa indústria se desenvolveu no Brasil e como ela se relaciona com o meio ambiente, ou seja, os impactos e as possíveis correções para esses danos que estão sendo estudadas ou que podem ser desenvolvidas.
Dentro dessa proposta, o grupo optou pelo tema construção civil. Diversos fatores poderiam ser citados para a realização de tal escolha, mas os principais são que este tipo de indústria tem uma grande importância no cenário nacional e, ao mesmo tempo, é uma das responsáveis diretas pelos danos ao meio ambiente devido aos impactos que provoca.
O trabalho constitui-se de três etapas principais (histórico, impactos ambientais e tecnologias para diminuição de tais impactos) seguidas por conclusão e bibliografia.
No histórico procura-se dividir os períodos de desenvolvimento da construção no Brasil baseados nas características de cada um e em como o contexto nacional provocou mudanças na construção devido à necessidade dessa indústria em acompanhar as transformações brasileiras. Destaca-se também o papel social e econômico que esta apresenta dentro do país.
Nos impactos vamos verificar que a indústria de construção civil tem participação relevante na poluição do ar (principalmente poeira e CO2), da água, dos solos (através dos entulhos por exemplo), sonora (barulho produzido pelas máquinas utilizadas), desmatamento (com consequente redução da biodiversidade), em danos para a população (como problemas respiratórios e irritação nos olhos), além da intensa quantidade de energia utilizada.
Estudaremos de que forma esses impactos são provocados e em qual intensidade prejudicam o meio ambiente para, a seguir, discutir sobre possíveis alterações para melhoria desses.