A Es Estrat Gicas
Se a estratégia empresarial dá conta do caminho que conduzirá a empresa da situação atual ao objetivo pretendido, as ações são os passos necessários para que este caminho seja percorrido. Ações estratégicas são o “como” se pretende implementar “o que” foi decidido. São projetos, portanto possuem prazo para início e término, orçamentos e responsáveis por sua execução. Todavia não são quaisquer tipos de projetos. Uma organização pode possuir muitos projetos ocorrendo simultaneamente, em diferentes áreas e níveis hierárquicos. Mas as ações estratégicas são especiais, pois representam as atividades que devem possuir maior nível de prioridade, atenção e cuidado, visto que delas dependem a implementação das estratégias e a consequente realização dos objetivos estratégicos. Colocados de outra forma, as ações estratégicas são os projetos responsáveis pela construção do futuro da empresa.
Um erro frequente em planejamento é “promover” uma série de melhorias (ou atividades) táticas para a qualidade de ações estratégicas. Como consequência, o plano se torna muito amplo e repleto de “projetinhos” a serem controlados, quando se deveria estar prestando atenção àqueles poucos pontos a serem realizados para que a estratégia empresarial seja efetivamente executada.
Outra questão que merece atenção, é a capacidade de implementar as ações estratégicas definidas no tempo, ou no orçamento proposto. No que se refere ao cronograma, existe uma tendência a um acúmulo de ações estratégicas nos dois primeiros anos do plano, seja pela maior capacidade de se enxergar aquilo que está mais próximo, seja por certa ansiedade por parte de quem planeja. Já no que se refere aos recursos para financiar cada ação, é necessário fazer uma reflexão do custo da ação versus benefício (nos objetivos do plano).