Op es Estrat gicas nas Organiza es
As organizações estão fazendo a interação com o seu ambiente e elaborando estratégias que façam esta interação.
Neste trabalho, optou-se por analisar o comportamento das organizações em termos de opções estratégicas usando como modelo a tipologia desenvolvida por Miles et. al. (1978). Segundo estes autores, as organizações podem se comportar de maneira defensiva, prospectiva, analista ou reativa. (Santos e Silva; 2005; pág 9).
As principais características são:
Defensivas: São características que possuem um estreito domínio da relação produto com mercado. Os administradores têm uma alta especialização na sua área específica de trabalho e não buscam oportunidades fora dos seus domínios. Estas organizações raramente precisam fazer reajustes em suas tecnologias, estruturas ou métodos de operação. Sua atuação está voltada, primeiramente para a melhora da eficiência das operações já existentes na empresa.
Prospectivas: são caracterizadas por estarem quase que continuamente buscando oportunidades de mercado e que regularmente estão enviando respostas potenciais a tendências emergentes do ambiente. Apesar destas organizações usualmente não serem completamente eficientes, até por causa do seu direcionamento à inovação constante, elas tendem a criar mudanças e aumentar o nível de incerteza no ambiente, às quais seus concorrentes devem responder.
Analistas: são as organizações que operam em dois tipos de domínio, um relativamente estável e outro em mudança. No primeiro elas tendem a agir de forma rotineira e de maneira eficiente, utilizando estruturas e processos formalizados. Nas áreas mais turbulentas, a cúpula gerencial tende a observar seus competidores, adotando prontamente idéias que se afigurem como promissoras.
Reativas: são aquelas organizações nas quais a alta gerência percebe freqüentemente as mudanças e incertezas no seu ambiente, sem, entretanto, ser capaz de responder a estas de forma eficiente. Estas organizações