A ERA VARGAS
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Acadêmico: Data: 30/08/2014
HISTÓRIA GERAL E DO BRASIL II - PRIMEIRO PORTAL – AGOSTO - 2014 - VALOR 5,0
HISTÓRIA CONCISA DO BRASIL (BORIS FAUSTO) Página 185 e seguintes.
Ler também outros livros de História do Brasil.
1) Quais foram as medidas centralizadoras adotadas por Getúlio Vargas após o golpe de 30? (falar do campo político e econômico) (1,0)
* As medidas centralizadoras do governo provisório surgiram desde cedo. Em novembro de 1930, ao dissolver o congresso nacional, Vargas assumiu não só o poder executivo como o legislativo, os estaduais e os municipais. Todos os antigos governantes, com exceção do novo governador eleito de minas gerais, foram demitidos e em seu lugar nomearam interventores federais. Em agosto 1931, o chamado código dos interventores estabeleceu as normas de subordinação destes ao poder central. Limitava também a área de ação dos estados, que ficaram proibidos de contrair empréstimos externos sem a autorização do governo federal, de gastar mais de 10% da despesa ordinária com os serviços da policia militar, dotar as políticas estaduais de artilharia e aviação ou armá-las em proporção superior ao exercito. A centralização estendeu-se também ao campo econômico. O governo Vargas não abandonou nem poderia abandonar o setor cafeeiro. Tratou, porem de concentrar a política do café em suas mãos, o que ocorreu a partir de 1933, com a criação do departamento nacional do café (DCN).
2) Que medidas Vargas foram adotadas por Getúlio Vargas para continuar beneficiando os fazendeiros do café em época de crise? (1,0)
* a compra de boa parte da safra de 1929/1930 com empréstimos de bancos