A Era Vargas
Vargas foi responsável pelo inicio de uma era de desenvolvimento industrial etecnológico, deixando o país independente dos produtos industrializados ingleses, barateandosobremaneira os preços dos produtos industrializados, que antes eram vendidos a preços demonopólios. De uma nação agrária e oligárquica, se tornou uma nação urbana e industrializada.
Devemos destacar que neste momento o Brasil vivia em um sistema ditatorial, tendo estecaracterística anti-social, que raramente permite uma imagem positiva de quem está no comando.Para isso era necessário criar uma sensação de bem estar social.
A empresa privada foi ampliada e fortalecida. Os empregos aumentaram e o poder aquisitivo foi garantido pelo salário, criando um fortalecido mercado interno.
Para garantir o crescimento econômico Vargas criou entre outros a PETROBRAS, COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL (CSN), COMPANHIA NACIONAL DEALCALIS, além de projetar a ELETROBRAS. Para manter as indústrias montou a FÁBRICA NACIONAL DE MOTORES, e para explorar os minerais para o mercado interno, pois antesestes eram apenas exportados, criou a VALE DO RIO DOCE e o IBGE ( Instituto brasileiro de Geografia e estatística). Saiu dogoverno em 1945, após um golpe militar.
Na área da administração da máquina pública provocou uma revolução instituindo osconcursos públicos e capacitação dos seus funcionários para melhor atender ao povo.Getúlio Vargas criou as bases da organização sindical, fortalecendo os sindicatos por categoria e incentivando a mobilização popular como um dos seus alicerces do seu governo.
Getúlio implantou uma ampla política de desenvolvimento e expansão industrial, formando comisso uma enorme classe trabalhadora.
Ele criou o salário mínimo, jornada de trabalho de oito horas, férias e descansoremunerado, aposentadoria, trabalho regular e estabilidade no emprego, instituíram a carteira profissional de trabalho como um documento histórico. Getúlio promulgou a Lei deSindicalização, que consagrou o