A era Vargas
Introdução
A Era Vargas foi um período da história política do Brasil onde o então Presidente da República Getúlio Vargas comandou o país por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). Esse período marcou a história do Brasil, por conta das inúmeras alterações que Getúlio Vargas fez ao país, tanto na economia quanto em questões sociais.
Era Vargas O período getulista ou Era Vargas teve início com a Revolução de 1930 onde a oligarquia cafeeira foi expulsa, dividindo-se entre o período do Governo Provisório (1930-1934), onde o objetivo era reorganizar a vida política do país, começando com o processo de centralização do poder, excluindo os órgãos legislativos (federal, estadual e municipal), Governo Constitucional (1934-1937), onde ouve uma altercação política em torno do Fascismo, defendido pela Ação Integralista Brasileira (AIB) e a Democrática defendida pela Aliança Nacional Libertadora (ANL) e por ultimo o Estado Novo (1937-1945), que foi uma ditadura com o pretexto da existência de um plano comunista para tomar poder, onde não foi respeitado os direitos humanos e nem a constituição .
Observações A economia: aprofundamento da industrialização através do processo de substituição de importações nos setores de bens de consumo não duráveis (tecidos e alimentos) e, principalmente, dos bens intermediários (metalurgia e siderurgia). O estado arcou com o ônus da industrialização numa demonstração de nacionalismo econômico: foram criados a vale do rio doce, a siderúrgica nacional e o conselho nacional de petróleo (nacionalização do refino, não a estatização).
*A questão social: criou-se o salário mínimo (1940), a consolidação das leis trabalhistas (1943) e os sindicatos passaram a ser controlados pelo ministério do trabalho. Deixava-se claro a combinação entre paternalismo estatal e fascismo.