História da Província de Santa Cruz
Identificação
Autor: Pêro de Magalhães Gândavo
Obra: Historia da Província de Santa Cruz
Edição: Dados de edição indisponíveis
Editora: Oficina de Antonio Gonsalvez
Local e data de publicação: Lisboa em 1576
Pesquisa
Pero de Magalhães Gandavo
Historiador e cronista português do século XVI. É o autor da primeira obra de história do Brasil. Pero de Magalhães Gandavo nasce na cidade de Braga em data ignorada. Deu aula de latim e escreveu o primeiro manual ortográfico da língua portuguesa. Trabalhou na transcrição de documentos na Torre do Tombo, em Lisboa, até ser nomeado provedor da Fazenda na Bahia. Viajou ao Brasil, onde permanece de 1565 a 1570, e provavelmente aproveitou a estada para visitar outras regiões do país. Escreveu dois textos sobre o então Brasil-colônia, Tratado da Província do Brasil e Tratado da Terra do Brasil, e publica, em 1576, sua História da Província de Santa Cruz. Os historiadores contemporâneos consideram provável que ele tenha conhecido o autor de Os Lusíadas no Oriente. Morreu em Portugal, em local e em data incerta, posterior a 1579.
Estrutura da Obra
• A obra relata cinco anos vividos por Pêro de Magalhães Gândavo nas terras brasileiras e que transcrevem uma visão paradisíaca, comum a quase todos os primeiros viajantes. Gandavo descreve, em linguagem simples, as capitanias, a natureza, os habitantes – tanto europeus quanto nativos – e seus costumes.
• O livro descreve o gentio e seus usos e costumes dos moradores do Brasil-colônia, enfatizando a vida guerreira e o ritual antropofágico. Retrata também a fauna e flora da colónia, e a presença portuguesa no Brasil desde a descoberta oficial em 1500. Assim como trata a presença dos metais preciosos e das drogas do sertão.
• Não tem personagens pois se trata de um texto descritivo objetivo
• Brasil, região nordeste.
• Acontece na época do descobrimento do Brasil
• 1ª pessoa