A era do radio
A CBF não vê entrave para a troca de local da partida. Clubes e TV Globo negociam a mudança, que deve alterar o horário da partida e, por consequência, a grade de transmissão dos canais da emissora. O acerto deve ser oficializado ainda nesta segunda-feira.
O pedido inicial era de que o jogo entre Botafogo e Corinthians, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, tivesse o mando invertido e fosse realizado no novo estádio corintiano. A partida estava marcada para o dia 1° de junho, um domingo, às 16h. A CBF, porém, não acatou o desejo.
O jogo é um desejo da Fifa, que quer ver a nova casa corintiana testada mais uma vez antes da Copa do Mundo. A partida contra o Figueirense, no domingo, não utilizou a capacidade total do estádio – as estruturas provisórias que serão usadas no torneio ainda não estão liberadas.
O único jogo oficial realizado até agora no palco de abertura do Mundial foi a derrota do Corinthians para o Figueirense, também pelo Campeonato Brasileiro. O COL (Comitê Organizador Local) da Copa considerou o teste satisfatório, mas o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, esfriou o otimismo do órgão.
"Arena de São Paulo ainda precisa de 100% de empenho de todos para garantir a estrutura necessária para a abertura. Um evento-teste não se compara com a escala, necessidades e a atenção global da abertura da Copa de 2014. Uma partida que atrairá mais de 65 mil pessoas no estádio e 1 bilhão na TV", escreveu Valcke.
Ricardo Trade, diretor do COL, havia dito que o evento-teste foi um dos melhores realizados na preparação dos estádios para a Copa do Mundo.