A Era De Vargas
(1930-1945)
SIGNIFICADO DA ERA DE VARGAS
Getúlio implantou no país um novo estilo político - O POPULISMO - e um modelo econômico baseado no intervencionismo estatal objetivando desenvolver um capitalismo industrial nacional (processo de substituição de importações).
Caracteriza-se pelo contato direto da liderança e o povo. Através dele, Getúlio lutou contra as oligarquias, manteve o povo sob controle assumindo uma imagem paternalista e consolidou a indústria dentro de um esquema intervencionista. Não se tratava de povo no governo, mas de manipulação do povo para benefício do próprio líder carismático e das elites possuidoras.
GOVERNO PROVISÓRIO (1930-34) - FATOS
MARCANTES:
A constituição de 1934: inspirada na constituição democrática de Weimar (Alemanha), a 3 constituição brasileira foi promulgada com as seguintes características: federalismo, eleições diretas (a partir de
38 - até lá Vargas seria o presidente) e secretas, voto feminino, representação classista no congresso e leis sociais (salário mínimo e legalização dos sindicatos).
Apesar dos avanços, ela não tocou na estrutura agrária e nem regulou as leis sociais o que impedia sua aplicação. GOVERNO CONSTITUCIONAL (1934-37) FATOS MARCANTES:
A "intentona" comunista (1935):O objetivo do PC era criar alianças com setores mais progressistas da sociedade por isso criou a Aliança Nacional Libertadora
(ANL) com um programa nacionalista, antifascista e democrático. Os dois anos que se seguiram foram marcados pelo fechamento político (estado de sítio) que prenunciava a ditadura que se iniciaria em 1937.
A ascensão da ideologia fascista : A ação integralista brasileira (AIB), liderada por Plínio Salgado, foi a expressão típica do modelo fascista no Brasil.
Propunha o culto ao seu líder e uma retórica agressiva anticomunista e nacionalista.
O plano COHEN : Em determinado momento, o governo anunciou ter descoberto um plano comunista subversivo e o utilizou para dar o golpe de estado em
1937