A engenharia e o desenvolvimento sócio-econômico de um país
A engenharia é a ciência e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo.
Nos processos de criação, aperfeiçoamento e implementação, a engenharia conjuga os vários conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a técnica, a economia e o meio ambiente. É uma ciência bastante abrangente que engloba uma série de ramos mais especializados, cada qual com uma ênfase mais específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia.
A engenharia, como todas as artes, não é um fim em si mesmo. É um meio para a conquista de melhores condições de vida para a sociedade. É o canal através do qual as pessoas podem adquirir condições para habitar melhor, respirar melhor, se transportar com mais rapidez, conforto e segurança, Ter acesso a alimentos mais nutritivos e saudáveis; Enfim, viver melhor.
O bom funcionamento da engenharia, portanto, não é de interesse apenas dos profissionais e empresários do setor. É de interesse de todos, sendo, na maior parte dos casos, sinônimo de DESENVOLVIMENTO.
No mundo atual o desenvolvimento de uma região está relacionado a seus recursos tanto materiais como humanos. Como os recursos materiais são aqueles disponíveis em cada região do planeta e não podem ser multiplicados conforme a necessidade, o desenvolvimento de uma região dependerá do seu melhor aproveitamento e está diretamente relacionado com a capacidade das pessoas de transformar, tratar e aperfeiçoar estes recursos para os valorizarem, disponibilizando-os para o bem estar dos cidadãos locais e exportando seus excedentes para outras regiões gerando desenvolvimento.
É fator primordial a criação de novos