A Enfermagem enquanto profissão da saúde e a utilidade social de seu trabalho
1º Semestre de enfermagem
Claudirene de Camargos
A Enfermagem enquanto profissao da saude e a utilidade social de seu trabalho O conceito de profissão origina-se das características do trabalho do tipo artesanal. As características de uma profissão são: domínio de conhecimento, oferecimento de serviços, a existência de regas, desenvolvimento da atividade em tempo integral.
“Profissão”: designa a qualificação de um grupo de trabalhadores especializados na realização de determinadas atividades, os quais dominam os conhecimentos que fundamentam a sua realização. Em relação à utilidade social do trabalho da enfermagem, há consenso no que diz respeito à estreita relação entre humano e o trabalho da enfermagem . A enfermagem é uma profissão de saúde reconhecida desde a segunda metade do século xix ,quando Flrorence Nightingale, acrescenta tributos para as atividades especializados e necessárias para a sociedade, produzindo conhecimentos e fundamentando o agir profissional. O cuidar, educar e pesquisar são atributos de uma profissão onde domina um campo de conhecimentos que lhe dá competência para cuidar das pessoas em todos seu processo de viver.
Em relação ao domínio de um campo especifico de conhecimentos, encontra-se uma disciplina cientifica, onde constitui-se em “uma estrutura de metal, consistente ou não, que serve para classificar o mundo e pode aborda-lo”.
A construção pela comunidade cientifica, do objeto de uma disciplina, estabelece a ruptura e piste miológica, no sentido de Barcherlard, a qual da estatuto de um saber determinado
Registra que a medicina ao estruturar o seu paradigma disciplinar no estudo das doenças na
“extração do mal” E na cura do doente,” a cura sobre o bem viver”
O cuidado como categoria genealógico e construído a partir de Foucarlt, no entendimento da arte existencial do cuidado de si como: exercícios, dietas, atividade sexual, meditações , dentre outros. O trabalho quanto autonomeia profissional,