ATPS
ENFEMAGEM 1° A
Ciências e Tecnologia
Clara Vitório – RA1299183322
ATPS
Professora Larissa
Brasília 1/2015
ETAPA 1
Resenha do artigo: Transformações necessárias para o avanço da enfermagem como ciência do cuidar.
O artigo em questão foi elaborado para propiciar reflexões sobre um dos pilares de uma profissão que é a produção de conhecimentos que sustentam o seu fazer e idealizar desafios para fortalecer a Enfermagem enquanto ciência do cuidar, tendo como referencias três teorias abordadas: do materialismo histórico-dialético sobre o processo de trabalho em saúde e enfermagem; da sociologia das profissões em uma perspectiva crítica; e da filosofia da ciência. Com tudo a intenção principal do artigo foi abordar a questão do conhecimento, que deve ser orientada pela finalidade do trabalho de cuidar de seres humanos com carências de saúde.
Como a enfermagem, todo trabalho prático precisa de uma estrutura racional e um projeto de aplicação, e claro, antes de qualquer coisa, do conhecimento amplo na área. No caso da saúde, desenvolvendo também o conhecimento social, filosófico e psíquico do meio humano.
Enquanto um trabalho do tipo profissional e disciplina científica do campo da saúde, a enfermagem apresenta desafios permanentes relacionados a dificuldade estrutural com que se efetivam as suas práticas de resoluções complexas.
A profissão do enfermeiro, o processo de cuidar por si, trata-se de um tratamento baseado em estudo científico e depende de tal para ocorrer da melhor forma. Levando isso em consideração e dando a abertura de novas descobertas e de práticas atualizadas, entendemos também a importância da atenção que deve ser dada a mudança dos cenários, os valores humanos, as relações interprofissionais e as propostas terapêuticas.
Os desafios profissionais da enfermagem, vão além da prática e da vontade de realizar corretamente o processo de cuidar, que neste caso sem o conteúdo teórico e estratégico são só