Resumo Do Artigo O Cuidar Em Enfermagem Uma Aproxima O Te Rica
O cuidado manifesta-se na preservação do potencial saudável dos cidadãos e depende de uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso em si, podendo ser compreendido como solidarizar-se ou obrigação, dever e compromisso social.
O cuidado significa desvelo, solicitude, diligência, zelo, atenção e se concretiza no contexto da vida em sociedade. Cuidar implica colocar-se no lugar do outro, geralmente em situações diversas, quer na dimensão pessoal, quer na social.
Cuidar em enfermagem
O valor do cuidado de enfermagem requer uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso em si, começando pela valorização da própria vida para respeitar a do outro em sua complexidade, suas escolhas, inclusive a escolha da enfermagem como uma profissão.
Cuidar em enfermagem consiste em envidar esforços transpessoais de um ser humano para outro, visando proteger, promover e preservar a humanidade, ajudando pessoas a encontrar significados na doença, sofrimento e dor, bem como, na existência. O cuidado em enfermagem, nesta concepção de colocar-se no lugar do outro, aproxima-se das idéias do humanismo latino ao identificar os seres humanos pela sua capacidade de colaboração e de solidariedade para com o próximo. Os fundamentos dos humanistas, que se apresenta na essência do cuidado de enfermagem..O cuidado orientado pela solidariedade busca a simetria e o equilíbrio nas suas múltiplas atividades enquanto função cuidadora.
O CUIDADO DE ENFERMAGEM E O VALOR DA VIDA HUMANA
Cuidar e solidarizar-se significam comprometimento e engajamento político-cultural, no que se refere, basicamente, à preservação da espécie humana, envolvendo a compaixão e a ternura; do social e da política, entendendo a diversidade de convívio democrático em ambientes político-culturais diferentes; da cultura global, compreendendo a pluralidade cultural e interétnica e, da vida ecológica e cosmológica,