A empresa vista como um sistema
“Nas empresas também existem mecanismos de auto-regulação que possibilitam ações corretivas para que os objetivos desejados sejam alcançados. Por exemplo, se uma empresa estabelece como objetivo uma taxa de retorno de investimento em um período, e ao final do período, verifica-se que os custos internos foram maiores que o esperado, essa informação pode provocar ações corretivas que busquem a redução de custos de forma que os objetivos venham a ser alcançados. Se não existissem instrumentos de controle e avaliação que resultam em informações de feedback nas organizações, elas não teriam meios para que pudessem ter conhecimento sobre o seu sucesso ou seu fracasso e tampouco teriam como corrigir problemas e/ou redefinir novos objetivos.”
EXEMPLIFIQUE os conceitos de controle preliminar, controle corrente e controle posterior por meio de uma situação que ocorre ou pode ocorrer numa organização. IDENTIFIQUE, na situação relatada por você, pelo menos dois desses tipos de controle.
Critérios de avaliação:
Capacidade de aplicar o conteúdo teórico em uma situação real ou hipotética ocorrida numa empresa.
As empresas traçam seus objetivos e trabalham nesse decorrer com a intenção de atingi-los. Para isso é preciso estar atento aos empecilhos entre o planejado e o realizado. Contudo poderá ser feito uma vistoria, avaliando e controlando o processo estabelecido em três momentos.
Controle preliminar - Ocorre em uma simulação ou um projeto piloto. Dessa forma, verificamos o desempenho de um produto, por exemplo, antes mesmo de um produto entrar na linha de produção. Essa é uma maneira de se evitar erros e desperdícios ainda na fase de projeto do produto, ou seja, antes de sua execução.
Controle corrente – Ocorreu durante o processamento, como exemplo, podemos estabelecer controle e avaliação e verificar o andamento do trabalho de