A empresa Tramontina
Descobriu se então um novo mercado. Com uma marca já conhecida no mercado de talheres, viu se o desejo de aproveitar novos mercados e constatou uma demanda de mercado existente em regiões não exploradas para novos produtos. A empresa já dominava a técnica necessária para fabricar novos produtos (mesas e cadeiras de plástico) bastou treinar o pessoal para a fabricação desses novos itens do catálogo da empresa.
A tecnologia era um terreno conhecido, uma vez que o plástico já era utilizado em outras ferramentas .Os fornecedores do material para fabricação dos novos produtos, antes já eram fornecedores da fabricação de talheres , tornando mais forte o elo de ligação entre eles , Fornecedor- Indústria . Buscou dentro do gerenciamento de cadeia de suprimentos uma visão geral para o crescimento da empresa em novos produtos, visando maior lucratividade e aproveitamento tanto de matéria prima quanto de mão de obra.
Quando os primeiros caminhões de móveis deixavam a fábrica rumo ao Sul e Sudeste, os executivos perceberam que teriam problemas quanto ao preço do frete pois ao levar as mercadoria os caminhões voltavam vazios , acertando a logística , os caminhões que antes voltavam vazios , agora voltam cheios de talheres , caindo o custo do frete em 7%.
Atualmente a empresa exporta 30% da produção para mais de 100 países aproveitando linhas de apoio governamentais, a empresa vai possuir em breve sua primeira fabrica no exterior, provavelmente no México.