A Empresa, Mercado de Trabalho e Aprendizagem
Grupo:
Adriana dos Santos MeiraLilian Cristina Rosada
Suelen Moreira de Souza
Poliane Cristina de Oliveira Costa
São Paulo
2014
1.1 – Título
“ O Jovem hoje no mercado de trabalho ”
2 – Introdução
Este trabalho consiste em um estudo sobre os jovens do Programa jovem aprendiz, a pesquisa teve como objetivo o estudo a inclusão do menor no mercado de trabalho à luz do Direito brasileiro, com o objetivo de tratar dos aspectos jurídicos, que dizem respeito à exploração e a inclusão do menor nas relações de emprego e no mercado de trabalho.
Ressalte-se que esta exploração e a vã tentativa de inclusão têm passado de geração em geração, em que os empregados e seus filhos eram obrigados a trabalhar em condições subumanas, muito precárias, como a da situação de seus ascendentes. É contundente dizer que, nos dias de hoje a situação não é muito diferente dos tempos passados. Menores se sujeitam a trabalhar em atividades que muitas vezes não são apropriadas para sua idade, ganhando pouco dinheiro, o que ajuda a reforçar de certa forma o orçamento doméstico familiar, e muitas vezes abandonam o estudo para se aventurar em um mercado de trabalho sem perspectiva de futuro.
Com base na retrospectiva histórica, o artigo retratará a evolução do trabalho do menor no mercado de trabalho, sua exploração, aceitação, rejeição, dificuldades e inclusão, bem como discorrer acerca da legalidade da proteção trabalhista a estes cidadãos, como garantia do Estado Democrático de Direito.
3 – Problematização Eles sabem que não é fácil entrar no mercado, mas têm vontade de aprender e estão dispostos a começar com qualquer serviço. Os jovens de hoje porém, percebem que a geração de novos postos de trabalho não está acompanhando o crescimento da população, e que juntamente com o aumento do nível de escolaridade, cresce o nível de exigência nas empresas. É aí, nesse processo de seleção, que eles acabam