A Eficiência do Programa 12 Sensos
O programa 12 Sensos é uma proposta que visa reeducar as pessoas, recuperar valores, buscar a melhoria nos ambientes, aumentar a produtividade, cuidar da saúde e segurança, melhorar a qualidade de vida, diminuir custos, organizar espaços, processos e pessoas, além de buscar a conscientização para práticas de cidadania.
Os Sensos da qualidade são ferramentas básicas que ajudam a aprimorar o desempenho profissional e pessoal. Os conceitos abordados neste programa poderão ser facilmente aplicados não somente no trabalho, mas, na vida pessoal cotidiana melhorando os resultados e encurtando os caminhos para o sucesso. Por ser uma ferramenta básica para o desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade o programa 12 Sensos estimula as pessoas a buscarem a melhoria contínua no que se refere à organização de estruturas e ambientes, o fortalecimento da consciência participativa e a manutenção permanente de resultados planejados com qualidade, além da melhoria dos processos e a ecoeficiência em todas as etapas de trabalho.
Há quem diga que praticar os Sensos é praticar bons hábitos ou o bom senso. Apesar da simplicidade dos conceitos e da facilidade de aplicação na prática, a sua implantação efetiva não constitui uma tarefa simples. Isto porque a essência dos conceitos é a promoção de mudança de atitudes e hábitos das pessoas. Hábitos e atitudes que foram construídos e incorporados pela convivência e experiência dessas pessoas ao longo de suas vidas.
O aspecto crítico da implantação dos sensos é o choque, a dificuldade de romper com os conceitos e pré-conceitos que estão arraigados em nós. Penso que para implementar as mudanças pretendidas, devemos criar um clima adequado, dando suportes àqueles que estão conseguindo "romper" os velhos hábitos e ajudando àqueles que ainda não o fizeram.
Como qualquer atividade exercida pelo ser humano, com o passar do tempo as pessoas tendem a diminuir a sua participação no