Função das Células de Sertoli e Leydig na Espermatogênese e as suas fases
As células de Leydig estão localizadas nas extremidades dos túbulos seminíferos. Estas células são responsáveis pelo desenvolvimento das células germinativas (espermatozóides) já que são produzem e secretam uma grande quantidade de proteínas importantes que desempenham um papel importante na espermatogênese. Além disso, elas também têm a importante tarefa de eliminar e fagocitar as espermátides na espermatogênese. Fases da espermatogênese: Fase de multiplicação - As células diploides aumentam em quantidade pelo processo de mitoses consecutivas e formam espermatogônias.
Fase do crescimento - Ocorre um aumento impercetível no volume das espermatogônias e formam-se os espermatócitos I.
Fase de maturação - Cada espermatócito I passa por um processo de meiose. No final da primeira divisão são formadas duas células haploides, os espermatócitos II, nas quais cada cromossoma tem dois cromatídios. No final da segunda divisão da meiose formam-se quatro células haploides, os espermatídios, em que cada cromossoma possui apenas um cromatídio.
Fase de diferenciação - Ocorre a transformação dos espermatídios em espermatozóides. Neste processo há a eliminação de grande parte do citoplasma, que é fagocitado pelas células de Sertoli. As vesículas do complexo de Golgi fundem-se e formam o acrossomo. Os centríolos dispõem-se no polo oposto ao acrossomo e participam na formação do flagelo. As mitocôndrias dispõem-se na base do flagelo e fornecem energia, que permite o movimento do espermatozóide.
Feito por: Isabela