A educação no Brasil
O material que nos foi proposto abrange um assunto que infelizmente não é novidade para ninguém, a má qualidade da educação no Brasil. Será que este desempenho horrível tem haver com o desleixo do estado? Ou será que a culpa está na sociedade que aceita isso e continua calada?
Brasil, uma das maiores economias do mundo, pertencente a um grupo de países emergentes (BRIC) que a cada dia ganha mais destaque em âmbito mundial, consegue ter um resultado horrível no desempenho escolar. Será que o estado esta se focando em outros assuntos e deixando de lado a educação? Chegamos a acreditar que o país só pensa na economia e ultimamente na realização da Copa do Mundo - FIFA. Como teremos uma economia constantemente forte se as pessoas que utilizarão e governarão esta economia estão hoje em dia sendo considerada parte de uma das piores educações do mundo. Será que haverão pessoas capacitadas para administrar essa economia e esse país? Se a educação continuar em um nível abaixo do ideal, acredito que não teremos pessoas qualificadas e aí sim, dá até medo de pensar no futuro.
Podemos também salientar que a sociedade deixa de cobrar um ensino de qualidade, que deveria ser dado pelo estado, pois o direito à educação é um direito fundamental que esta incluído entre os direitos sociais previstos na Constituição, no artigo 6º, segundo o qual “são direitos sociais, a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados”. Também é importante lembrar que o princípio da educação vem do berço, vem de casa, e cabe a família dar apoio moral, incentivar a leitura e principalmente ser presente na vida escolar dos seus filhos, para que o professor apenas dê sequência a esta educação.
A remuneração dos profissionais da educação pública também não colabora para que os mesmos mantenham-se satisfeitos e em constante aperfeiçoamento, pois o estado buscou