A educação na sociedade tanto na cidade grande quanto no interior: aspectos escolar e social
Flavinéia da Conceição Siqueira
É de forma bem clara que notamos a diferença na educação na cidade grande e no interior. Sendo que essa diferença cai de forma negativa na educação no interior, devido aos seus aspectos e características, onde na mesma provém de estrutura que dificultam o ensino e a aprendizagem.
Segundo o documentário, é expostos situações que até desestimulam os profissionais da educação a lecionar, devido os alunos não respeitarem e tratarem mal os mesmos. Mas em compensação a escola dispõe de atividades educacionais como: música, dança e esportes, onde fazem os alunos se interessarem e ficar fora da marginalização, agindo de forma bem eficaz, havendo assim, uma preocupação social com as alunos.
Em contraposição às escolas públicas, estão as particulares, onde o seu histórico é bem diferente. A disponibilidade de professores é bem contundente em relação à outra. Fisicamente a estrutura é de qualidade, não deixa a desejar no processo de ensino com profissionais qualificados. Educacionalmente é bem exemplar na rigidez e no processo de ensino/ aprendizagem. Já no âmbito social, essas escolas não tem contato com problemáticas envolvidas em escolas públicas, sendo meio que camufladas de certa forma devido a sua classe social.
Os problemas enfrentados na sociedade como: marginalização, sexo, drogas, doenças, entre outras, são bem mais enfrentados pelos os alunos de escolas publicas, eles tem a convivência direta com os assuntos. Apesar de nem sempre a escola solucionar esses problemas, mas faz a sua parte criando meios, métodos que fazem com que esses alunos procurem outra alternativa. É ai onde a escola desempenha um papel fundamental na vida dessas pessoas, movendo a escola a sociedade em proo do desenvolvimento desses jovens.