A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA
1-Para Marx e Engels, faz-se necessário uma verdadeira revolução no processo educativo. Com base na leitura das páginas 49-52, destaque pelo menos 03 críticas feitas por esses intelectuais ao processo educativo.
A crítica ao processo educativo em Marx e Engels baseia-se em critérios de classe: questiona radicalmente o caráter supostamente imparcial e objetivo de todo processo educativo existente , pois para ambos cada um deles encontra a sua explicação na economia, que é dominada pela classe dos exploradores, a burguesia capitalista.
*Para Marx e Engels, dentro das exigências da própria dialética materialista, deve surgir uma nova ordem em que o indivíduo não se desenvolva na sua singularidade e particularidade como no processo educativo "intelectual", mas numa forma humana superior - o homem social, cujo desenvolvimento se identifica com o de toda a sociedade, desprovida para isso de todos os entraves, representados pela divisão do trabalho, das classes, do dinheiro, do Estado etc.
*Marx e Engels admitem como fato indiscutível que a classe operária é portadora da cultura do futuro.
*Engels, por sua vez, enaltece os conhecimentos da classe operária, não em função das virtudes próprias de cada proletário, mas porque a sua classe representa a sociedade superior do comunismo.
*Marx afirma que a plena educação cultural das vastas massas não pode ser atingida na sociedade dividida em classes, mas apenas depois da revolução que acabará com as classes.
2.Marx foi um dos filósofos mais influentes de todos os tempos, o qual investigou a mecânica do capitalismo e previu a emancipação dos trabalhadores. Com base no estudo das páginas 53 e 54, assinale com V (Verdadeiro) ou F (Falso) as afirmativas abaixo. a) V No capitalismo, a classe dominante é a burguesia, a qual detém os meios de produção e, portanto, acumula o capital.
b) V O proletariado é a classe que vende a sua força de trabalho e recebe apenas parte do valor do