Educacao em perspectiva sociologica
1.Sociólogos funcionalistas têm-se preocupado largamente com a educação. Grande quantidade de estudos realizados nos últimos 50 anos tem o Funcionalismo como base teórica, já que ele enfatiza a integração social e a educação é um dos subsistemas integradores, responsável pela socialização. Durkheim (1858-1917), um dos pioneiros da Sociologia, é o mais importante precursor do moderno funcionalismo. Positivista, influenciado por Comte, sua obra contribuiu decisivamente para o moderno Funcionalismo através do seu impacto sobre Radcliffe-Brown e Malinowski. Sua obra não possui para atualidade simples valor histórico, mas foi um importante ponto de partida para o estudo sociológico da educação, e continua sendo importante fonte inspiradora para o Funcionalismo. Sintetize em linhas gerais sobre a contribuição de Durkheim no âmbito educacional, especificando suas limitações se houver.
R = Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.
Nessa concepção durkheimiana, também chamada de funcionalista — as consciências individuais são formadas pela sociedade. Ela é oposta ao idealismo, de acordo com o qual a sociedade é moldada pelo "espírito" ou pela consciência humana. "A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios — sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento — que balizam a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela", escreveu Durkheim. Para ele, a educação pode ser compreendida como o conjunto de ações exercidas das gerações adultas sobre as que ainda não alcançaram o estatuto de maturidade para a vida social. Partindo desta orientação, elabora sua teoria da