Patriarcas
LINGUA X IDENTIDADE
O TEXTO ABAIXO NARRA A HISTÓRIA DO EXÉRCITO DOS EFRAIMITAS, QUE É UMA DAS DOZE TRIBOS DE ISRAEL QUE CRUZOU O JORDÃO PARA ENFRENTAR JEFTÉ O CHEFE MILITAR DE GILEADE ERA EXIGIDO DE JEFTÉ O DIREITO DE DIVIDIR A GLORIA MESMO SEM TER PARTICIPADO DO COMBATE. O GENERAL ENTÃO EM RESPEITO ABRIU O COMBATE E VENCEU. ENTÃO OS EFRAIMITAS EM FUGA TENTARAM CRUZAR O JORDÃO, PORÉM TERIAM QUE ENFRENTAR DE CARA OS HOMEMS DE JEFTÉ, O QUAL TINHA ORDEM DE EXECUTA-LOS. PARA PENEIRAR A FRONTEIRA, OS GILEADITAS OBRIGARAM A CADA UM QUE PASSAVA A DIZER A PALAVRA “CHIBOLETE” (TRANS LITERAÇÃO DE ESPIGA EM HEBRAICO), POIS SABIAM QUE ERA DIFÍCIL A PRONÚNCIA A QUEM USAS O DIALETO DA TRIBO DE EFRAIM.
OS EFRAIMITAS FORAM ENVERGONHADOS AO PASSAR PELO TESTE, POR MAIS QUE EVITASSEM PRONUNCIAVAM “SIBOLETE”. PORÉM ESTAS PALAVRAS POSSUEM O MESMO SIGNIFICADO, MAS A PALAVRA CHIBOLETE JÁ ERA UM DIALETO EFRAIMITA.
SIMBOLICAMENTE, A PALAVRA CHIBOLETE GERA VIDA E SIBOLETE A MORTE LOGO QUEM FALAVA CHIBOLETE E NÃO EFRAIMITA E FICAVA VIVO.
RAZÕES DA DIFERENÇA DA PRONÚNCIA
OS EFRAIMITAS AO CHEGAREM A TERRA PROMETIDA NÃO PASSARAM O JORDÃO E FICARAM DISTANTE DOS DEMAIS E ISTO FOI O MOTIVO PARA ELES PERDEREM A PRÓPRIA IDENTIDADE E CRIARAM DIALETO PARA SI. ISTO RESULTOU NA MORTE DE 42.000 PESSOAS.
QUANDO FALAMOS, TEMOS A ILUSÃO DE ACHAR QUE COMUNICAMOS SÓ UM CONTEÚDO INTENCIONAL, MAS HÁ OUTRAS INFORMAÇÕES TRANSMITIDAS ENQUANTO SE FALA, NÃO DIZ APENAS AQUILO QUE DIZ.
POR ISSO É IMPORTANTE UTILIZAR CORRETAMENTE A LINGUAGEM, POIS PODE RESSALTAR EM DIFERENTES TRADUÇÕES E INTERPRETAÇÕES E COLOCANDO-SEEM SITUAÇÕES CONSTRANGEDORAS, COMO ACONTECEU COM O POVO