os patriarcas da biblia
Abraão, Isaac e Jacó foram os três grandes patriarcas do Antigo Testamento: Eles foram os primeiros pais, grandes varões que deram origem ao povo hebreu, do qual, no futuro, nasceria Jesus Cristo, o Messias. O livro começa com a narração bíblica da Torre de Babel e a confusão das línguas, uma resposta divina à negligência dos homens por não observarem a aliança que Deus estabeleceu com Noé. Em seguida conta a história de Abraão que, guiado por Deus, deixa sua terra natal e se estabelece na Palestina, onde recebe as promessas divinas: será o pai de um povo numeroso e abençoado, do qual deverá nascer o Messias. A Fé de Abraão será posta à prova com a ordem de sacrificar o seu filho único, Isaac. E por ter sido fiel, ele recebeu as bênçãos de Deus e mereceu ser considerado o "pai dos crentes".
Preciosos ensinamentos podemos tirar de cada uma das lindas histórias dos patriarcas. Jacó, por exemplo, era um homem fraco e sem grandes qualidades humanas. Porém ele era afeiçoado à sua mãe, Rebeca, que o auxiliou a vencer todas as suas dificuldades e a tornar-se um homem novo: Israel, aquele que levou para as gerações futuras a bênção divina. Muitos autores veem em Rebeca uma prefigura de Maria, a Mãe de Jesus, que auxilia seus fracos filhos a vencerem todas as dificuldades desta vida. Essas e muitas outras aplicações ao nosso cotidiano poderão ser feitas durante a leitura das histórias aqui contidas.
Abraão e Isaac
A história de Abraão é um exemplo de confiança extrema em Deus. Ele muda de país acreditando cegamente na promessa do Senhor, passa por inúmeras dificuldades e provações, mas nunca duvida de Deus. A maior de todas as provações foi a de sacrificar o seu próprio filho ao Senhor, aquele mesmo filho, Isaac, fruto da promessa divina. E sua obediência o fez assemelhar-se a Deus Pai, que entregou seu Filho Unigênito em sacrifício por amor. Da mesma forma, Isaac, embora não entendesse o porquê de tudo aquilo, não se