A era dos patriarcas
CAMPUS - UESP – RONDONÓPOLIS
CURSO DE PSICOLOGIA
CULTURA
Magno Rafael Miranda
Rondonópolis/MT
2011/2
Magno Rafael Miranda
CULTURA
Relatório de pesquisa bibliográfica em cumprimento à nota parcial da disciplina de Ética Política e Sociedade- 4º semestre noturno do Curso de Psicologia da Universidade de Cuiabá sob orientação do Prof. Ms. Zuelem.
Rondonópolis-MT
2011/10
1. INTRODUÇÃO
Ao longo da historia muitos filósofos, cientistas, antropólogos, psicólogos, etc. Quiseram saber mais sobre as diferença existente entre os diversos povos, países e grupos humanos; que os tornavam impares e únicos.
Com este objetivo de poder elucidar a natureza da cultura foram elaborados ao longo da história diversos conceitos para melhor esclarecer as diferentes abordagens. Hoje existem mais de 160 definições e os antropólogos ainda não chegaram a um consenso sobre o significado exato do termo cultura.
Neste trabalho veremos como Thomas Bialmes atreves do seu documentário Babies, nos leva a percorrer diversas culturas e realidades acompanhado o dia a dia de 4 bebes da mesma idade mais que moram em lugares diferentes do mundo.
Cultura, constituí para a antropologia “conceito básico e central de sua ciência” Leslie A.White.
2 CULTURA
2.1 Natureza da cultura
O termo cultura ( colere, cultivar ou instruir; cultis, cultivo, instrução) não se restringe ao campo da antropologia. Várias áreas do saber humano agronomia, biologia, artes,literatura, história etc. valem-se dela, embora seja outra a conotação.
Muitas vezes, a palavra cultura é empregada para indicar o desenvolvimento do indivíduo por meio da educação, da instrução. Neste caso, uma pessoa “culta” seria aquela que adquiriu domínio no campo intelectual ou artístico. Seria “inculta” a que não obteve instrução.
Os antropólogos não empregam os termos culto ou inculto, de uso popular, e nem fazem juízo de valor sobre esta ou aquela cultura, pois não