A educação brasileira durante o regime militar
Por meio deste trabalho vamos compreender alguns aspectos da história educacional brasileira durante o regime militar (1964-1985). O período do regime militar influenciou nas leis educacionais brasileiras, os estudos no ambiente educacional eram voltados a uma educação técnica profissionalizante, para a formação de mão de obra. Ou seja, desde cedo, na escola mesmo, eles tinham que aprender tudo que fariam futuramente no ambiente de trabalho.
A escola no Brasil durante o regime militar
No período da Segunda guerra mundial, a sociedade brasileira foi restringida. Tudo que se fazia tinha como base o regime militar. As leis educacionais foram totalmente modificadas nesse período. A ideologia das escolas era totalmente voltada a uma educação técnica profissionalizante, onde eles tinham que aprender como ser uma boa mão de obra, resumidamente o regime militar mandava em tudo, tinha tanto poder que conseguia se infiltrar até mesmo nos ambientes educacionais. No período da primeira guerra mundial ocorreu um surto de patriotismo e nacionalismo no Brasil, e esses fatos proporcionaram mais enfoque no sentido dos problemas de educação brasileira. Nesse período eles perceberam que a educação precisava de uma atenção muito maior, e que se eles quisessem bons trabalhadores, teriam que moldá-los começando no ambiente de ensino e aprendizado. Foi no ano de 1935 que começaram os questionamentos sobre o sistema de educação. A partir daí todos os anos sucessores, e todos que estavam no poder tentaram melhorar a educação brasileira. Foi aproximadamente no ano de 1989 que foi criada a reforma do ensino superior visando o aumento das vagas acadêmicas.
Conclusão
Pude concluir que foi no regime militar que eles deram mais enfoque na questão da educação brasileira, porém tudo no ambiente educacional tinha que ter como base o regime militar, a mão de obra. Nesses períodos houve grandes questionamentos sobre o sistema educacional brasileiro, o que acabou resultando em