A educação através dos tempos
Carregado das discussões que já temos realizado nos dias atuais, a educação hoje, em seus diversos niveis, nos parece que está ligada com a questão de ser um instrumento para a qualificação de mão-de-obra para o mundo do trabalho da sociedade capitalista contemporânea.
A educação como sabemos é resultado da sociedade que a produz, ou seja, expressa os objetivos que a sociedade almeja.
É lógico que essa relação entre a sociedade e a educação é repleta de variáveis que em determinadas sociedades, em determinado tempo, nos permite, em linhas gerais, perceber e enquadrar em um estilo ou padrão.
Toda sociedade possui um estilo, uma história da sua educação, uma meodologia que orienta a maioria dos processos, um sistema que define e situa um determinado grupo, e a partir disso , podemos entender também a sociedade que estudamos e conhecer como é transmitido o conhecimento que se perpetuar e transmitir.
Essa visão da educação hoje é um reflexo do processo de profissionalização que vem sofrendo ao longo do tempo, em qe a maioria da população vem se distanciando do carater humanista e filosófico da educação no processo da troca de conhecimentos.
A análise da edcação está relacionada com a nossa visão do presente. Buscamos ver a educação com a lógica histórica, envolvendo a análize no contexto sócio-econômico. Procuramos entender a edcação e seus objetivos práticos para o mundo do trabalho.
Idade Média
a idade média é um periodo da história que nos traz na memória a ideia de igreja e também do estilo de vida campesino. Por mito tempo se lego a idade média a designação de idade das trevas, simplificando e reduzindo os mil anos deste recorte temporal.
Isso nos faz pensar sobre como era a educação nesse periodo e questionar sobre como era a construção do processo de transmissão de conhecimento.
A europa medieval