A educação ambiental no município de varjota
Esta pesquisa tem por objetivo mostrar a importância da implantação da educação ambiental nas escolas do município de Varjota, interior do Ceara, pois este municipio carece de uma urgente transformação social, onde a educação ambiental poderá visar á superação das injustiças ambientais, da desigualdade social, da apropriação capitalista da natureza e da própria humanidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos e de todas as espécies.
Desse modo, a educação ambiental surge como uma possível estratégia para o enfrentamento da crise civilizatória cultural e social. Contribuindo, portanto, com o processo dialético Estado-Sociedade que possibilite uma definição de educação ambiental a partir do dialogo. Nesse sentido, a construção da educação ambiental implica processos de intervenção direta, formação de educadores ambientais e outras estratégias que promovam a educação ambiental.
. A educação ambiental nasce como um processo educativo que conduz a um saber ambiental conceituado nos valores éticos de convívio social, sendo direcionada para a cidadania, considerando seu sentido de responsabilidade, que, por meio da ação coletiva e organizada, busca a compreensão e a superação das causas estruturais dos problemas ambientais. Trata-se de construir uma cultura ecológica que compreenda natureza e sociedade como dimensões relacionadas e que não podem ser pensadas de forma separada, independente ou autônoma.
Diante destas considerações, foram realizadas algumas entrevistas com os membros da secretaria de educação e meio ambiente da Prefeitura municipal de Varjota, onde foi colocada a seguinte meta: como construir uma educação ambiental, através de um processo de transformação do meio natural que, por meio de técnicas apropriadas, impedisse desperdícios e cuidasse da satisfação das necessidades de todos os membros da sociedade? Depois de longas discussões foi proposto que, devido às constantes