A Educação Ambiental no Ensino Fundamental I e sua importância para a formação do cidadão
Na Educação Ambiental a escola tem o papel de sensibilizar o aluno a buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta. Ao se trabalhar com Educação Ambiental é feita uma tentativa de resgatar a necessidade de participação dos educandos na solução dos problemas ambientais, harmonizando as ações humanas em relação à sua própria espécie e aos demais seres vivos do planeta, bem como ao conjunto de fatores que compõem o ambiente.
“Que o cuidado aflore em todos os âmbitos, que penetre na atmosfera humana e que prevaleça em todas as relações! O cuidado salvará a vida, fará justiça ao empobrecido e resgatará a Terra como pátria e mátria de todos.” (BOFF, 2000, p. 191)
Atualmente, o tema Educação Ambiental vem adquirindo força como questão de cidadania local e planetária fazendo parte das preocupações cotidianas de cidadãos comuns, e cada vez mais a questão ambiental tem sido pauta de governos, empresas, movimentos sociais, ONGs, enfim, de uma infinidade de atores sociais que interferem no ambiente.
A crise ambiental é um problema da realidade social de todos, portanto, a Educação Ambiental é necessária nas escolas, pois tem poder de mudar o comportamento das gerações futuras, ela é trabalhada nas escolas por meio da transversalidade instituída pelos Parâmetros