A Educa o n o Formal na Pedagogia Social 2
Ainda em construção a educação não formal através de um meio educativo em participação social busca ensinar apartir de experiencias já vivenciadas e com tecnicas atraentes e prazerosas, onde possa ser útil e acolhedora.
A educação não-formal trabalha a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam e ensinam a se organizarem através de objetivos comunitários, voltadas para a solução de problemas cotidianos; para que possam ter uma aprendizagem para viver em sociedade cidadão participativo para o mundo.
Na educação não formal, o educador é sempre aquele em que nos integramos nos espaços educativos que localizam-se em territórios que acompanham as trajetórias de vida dos grupos e indivíduos, fora das escolas, e locais informais.
A educação não formal tem a intenção de participar, de aprender e de transmitir saberes. Por isso, considerada Pedagogia Social aquela que trabalhando com coletivos e se preocupa com os processos de construção de aprendizagens e saberes coletivos. A educação não formal tem por objetivo construir cidadãos ativos, participativos, com responsabilidade diante do outro de maneira universal, visando priorizar a mobilização e a participação da comunidade nesses novos projetos construtivos.
A educação não formal tem por finalidade abrir o conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais. Onde seus objetivos não são dados se constroem no processo interativo, com resultados dos processos voltado para os interesses e as necessidades que dele participa. Fortalecendo o exercício da cidadania.
A educação não –formal colabora para o desenvolvimento da autoestima e do grupo, criando uma sociedade, um vínculo no grupo. Fundamenta-se no critério da solidariedade e identificação de interesses comuns e é parte do processo de construção da cidadania coletiva