Na idade media
Centro de Ciências Humanas e Sociais
Graduação em História
Disciplina: Tópico especial em historia Medieval– 2014.2
Aluno: Alex Pereira Barros
Professor: Paulo André
Rio de Janeiro
2014
Tema: Os pobres na Idade Média
Na idade média, no inicio do Século V, a pobreza cresceu sem preocupações de mudanças ou suprimento, isso vem desde os tempos antigos com os bárbaros. O período entre os séculos VI-XI foi marcado por lutas com o objetivo de sobrevivência entre as classe com poder e a classe que dependia do poder. O objetivo do pobre era manter-se vivo e obter um lugar na sociedade.
O pobre era avaliado em sua época e as circunstâncias em que estavam inseridos seja na posição de homem, mulher, camponês, clérigo, cavaleiro, eram todos menosprezados. A pobreza nesta época não diferenciava tanto da pobreza dos dias de hoje, tendo o pobre a expectativa de vida curta devido à alimentação carente de vitaminas e a doenças causadas pela baixa imunidade (devido à desnutrição pela alimentação precária) e condições de higiene (tendo a lepra como uma das doenças mais frequentes nos pobres) espalhava rapidamente na Europa nessa época sem fazer distinção entre classes sociais devido a sua “fácil” forma de contágio, porém foi entre os pobres que se encontravam suas principais vítimas.
A pobreza passou a ser entendida como algo natural e analisada através da vontade divina. Na Idade Média, a vontade de Deus era explicação para tudo o que ocorria, logo, através de uma visão religiosa, existia pessoas pobres porque foi à vontade de Deus para que os ricos se redimissem de seus pecados e nada podia mudar o destino daquelas pessoas. A igreja teve um papel muito importante na Idade Média, ela era dona de grandes terras, tinha influência nas ações a serem tomadas, estabelecia os padrões morais para a sociedade. Com a grande concentração de pobres nas cidades, prédios públicos, como igrejas e monastérios eram procurados