A EDUCA O DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
Maria Valéria Vasconcelos Rezende
Fig. 1 _ Oficina "Jogos, Brinquedos e Brincadeiras". 5ª Semana Presencial do Veredas do UFMG. Belo Horizonte, 2004. Introdução Caros cursistas,
Educação de Adultos, ou, como se prefere dizer hoje, Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular, são conceitos históricos, que se foram formando e modificando ao longo de processos de ação e mesmo de luta social, muito complexos e dinâmicos. Nas próximas três unidades trataremos questões que consideramos fundamentais, a partir da concepção de Educação de Jovens e Adultos que nós aqui adotamos.
Por isso, o objetivo desta nossa primeira unidade é compreender como os conceitos de Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular evoluíram e como podemos entendê-los hoje no Brasil.
Organizamos essa tarefa em quatro seções:
A primeira delas _ intitulada Educação de Jovens e Adultos é ou não é Educação Popular? _ visa à explicitação do significado geral que atribuiremos a esses termos neste trabalho, ou, em outras palavras: a que fenômenos sociais e históricos estaremos nos referindo ao falar aqui de Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular.
Nas três seções seguintes, para facilitar a compreensão da evolução da história da educação de jovens e adultos no Brasil, a partir da metade do século XX, identificamos três períodos principais, estreitamente relacionados com a história política do país:
Ø Primeiro período _ 1930-1964: educação de adultos, campo de disputa política numa sociedade dividida e desigual.
Ø Segundo período _ 1964-1984: educação popular e educação escolar de jovens e adultos se desencontram.
Ø Terceiro período _ após 1984: educação escolar de jovens e adultos e educação popular retomam o diálogo.
Seção 1: Educação de Jovens e Adultos é ou não é Educação Popular?
Objetivo específico: deixar claro em que concepções nos baseamos para nossa própria prática e ao preparar estes textos.