A Educa o da Crian a De Seis Anos
(Cleide Vitor Mussini Batista)
Quando pensamos em uma proposta didática voltada ao primeiro ano de Ensino Fundamental de nove anos atribui mudanças no processo educativo com os aspectos mais pragmáticos, metodológicos e relativos aos conteúdos na discussão mais ampla da concepção de criança e infância num conceito epistemológico. Na educação da criança de seis anos é necessário ter em vista a concepção de quem é essa criança, não porque estamos falando da entrada dessa criança no primeiro ano, enfim, na escola, que vamos descaracterizá-la, deixando de vê-la como criança e tornando a em adulto. È necessário fazer uma seleção do que è relevante como conteúdo do escolar, considerando a idade e o desenvolvimento da criança. È necessário considerar as descobertas mais recentes da psicologia e da epistemologia, que colocam a questão da aprendizagem e, portanto, do conhecimento, não apenas num âmbito novo.
Compreender de que maneira se da o processo de conhecer qual o papel do sujeito cognoscitivo (sujeito que aprende) e do objetivo, as estruturas de semelhanças (similitudes) e diferenças, como isso transforma radicalmente a maneira de pensar a escola e a aprendizagem.
Os objetivos, atividades e conteúdos devem ser pautados em uma teoria, as estratégias e os procedimentos pedagógicos empregados na execução dessa proposta didática, bem como a atitude do professor responsável por ela, devem refletir coerentemente os pressupostos da teoria sendo assim neste caso do construtivismo. PRINCÌPIOS PEDAGÓGICOS.
O princípio pedagógico que devem orientar o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos deve se a partir do conhecimento de um processo de construção, e não por absorção e acumulação de informações. Consequentemente,os métodos diretos de ensino os não são usados eficazmente, pois as explicações