A econômia do turismo
116
Geraldo Luciano Toledo, Léo Szlulman e Jacques Melul Rubal
Resenhas
1999. Relatório online.
H. 1987. Retailing strategies for today's mature marketplace. Journal of Business Strategies.
K. 1990. Case Study Research. Califórnia, USA: Sage Publications.
TRAVELL INDUSTR Y ASSOCIATION.
WORTZEL, L.
YIN,Robert.
117
As resenhas foram desenvolvidas pelos alunos do Mestrado em Ciências da
Comunicação da ECNUSP, na disciplina "Evolução da Pesquisa Científica em
Recebido em 21/9/2001
Aprovado em 30110/2001
Turismo: o pensamento internacional e a realidade brasileira".
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DO TURISMO (2000).
ARENDIT, Edmilson José.
Campinas. Ed. Alínea. 142 p.
Segundo a Organização Mundial do Trabalho - OMT - , o turismo é o setor econômico que mais crescerá nos próximos anos, no Brasil e no mundo. Trata-se de um fenômeno associado a uma sociedade em que há aumento do tempo livre das pessoas e expansão cada vez maior de empresas transnacionais.
Esse processo vem fomentando a criação de cursos de turismo no País, de nível técnico e superior, de modo que há demanda crescente por publicações específicas de caráter didático - um problema a ser enfrentado pelas instituições de ensino, tanto pelo fato de ser uma área de conhecimento multidisciplinar e ainda em formação, como pela carência de materiais apropriados para serem usados nesses cursos. É
exatamente com a finalidade de cobrir a falta de "textos sintéticos que
auxiliassem os alunos no entendimento dos princípios básicos da economia e sua relação com o turismo" que o autor, professor de economia em cursos de turismo, produziu sua obra.
A obra, portanto, com caráter introdutório, corrobora para apresentar, em três capítulos, os conceitos básicos de economia e a lógica que rege o relacionamento dos agentes econômicos que atuam no setor de turismo, embasando-se na teoria microeconômica e macroeconômica.