A economia de Pernambuco
A economia de Pernambuco
Alunos:
3º
Paulista, 2014
Sumário
Introdução 1
A economia de Pernambuco /Principais polos econômicos de Pernambuco 2
Principais polos econômicos de Pernambuco 3
Setor Primário / Setor Secundário/ Setor terciário 4
Conclusão 5
Referências Bibliográficas 6
Introdução
Pernambuco tem apresentado elevado desenvolvimento econômico, fato constatado no aumento anual do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. Em 2008, o PIB pernambucano atingiu a marca de R$ 62,2 bilhões, correspondendo a 2,3% do PIB brasileiro; no âmbito regional essa participação foi de 17,9%, sendo a segunda maior, inferior apenas à Bahia (31,5%).
Historicamente, Pernambuco tinha na agricultura sua principal atividade econômica, sendo a cana-de-açúcar o produto de maior destaque. No entanto, nas últimas três décadas esse cenário mudou totalmente, o setor de serviços passou a ser o elemento fundamental para a geração de receitas. Veremos detalhadamente cada ponto importante sobre o desenvolvimento econômico durante o decorrer do trabalho.
A economia de Pernambuco
Nos últimos anos, alguns fenômenos vêm influenciando de forma marcante as atividades econômicas, entre os quais a globalização associada com mudanças de paradigma tecnológico, o que, por sua vez, implicou uma maior abertura das economias ditas periféricas e em uma mudança acentuada no papel do Estado como indutor de atividades econômicas. Tais transformações trouxeram impactos diferenciados sobre as economias dos diversos países do mundo, ao lado de reflexos também diversos sobre suas sub-regiões menos desenvolvidas. O efeito conjunto da maior abertura da economia diante de países mais desenvolvidos praticantes de processos tecnológicos bem mais avançados, com um Estado menos atuante em termos de incentivos fiscais e financeiros ao chamado