A Díade sobrevive
As expressões Direita e Esquerda embora muito contestadas, contraditas continuam ter pleno uso na linguagem política.
Boa parte da linguagem política gira em torno das perguntas:
- Para onde vai a Direita?
- Qual o futuro da Esquerda?
Estes temas são tão frequentes que tornaram-se repetitivos e enfadonhos, de um lado a velha Direita querendo revanche e de outro a Esquerda querendo se renovar.
Os partidos políticos ainda se colocam como se estivessem em um arco, de um lado a Direita e de outro lado a Esquerda e vice-versa.
Mesmo em um partido político pequeno como o Liberal os seus dirigentes ainda se dividem em Direita e Esquerda.
Sempre houve e ainda há uma Esquerda democrata Cristã. No movimento Social Italiano ganhou projeção uma corrente ( Pino Rauti) que declarava seu desejo de caminhar em direção a Esquerda.
2) Já no conflito de dissolução do Partido Comunista Italiano, os termos Direita e Esquerda, foram pouco usados, ou usados com muita cautela, prudencia, pois um partido que teve sua essência na Direita, somente a palavra direita possui um significado positivo, e para um partido que teve a sua origem o seu surgimento da Esquerda, somente a palavra Esquerda possui um significado positivo.
Em 1192 as eleições foram marcadas pela derrota dos grandes partidos tradicionais e a emergência das ligas.
Em 1993 iniciasse uma reforma no sistema político e em 1994 já acontece uma colisão entre partidos da Direita e Extrema Direita.
Partido Aliança Liberdade saiu vitoriosa. A Aliança Liberdade é formoda pela Liga Norte , (anteriormente chamada Liga Lombarda) a Aliança Nacional e o partido Força Itália, formado pelo magnata Silvio Berlusconi.
Guerra
Num universo como o da política constituido por relações de oposições, rivalidades e incompatibilidade, o modo mais simples e natural de representar estas relações é atráves de uma díade ou uma dicotomia (oposição entre 2 coisas).
A própria categoria da política é representada