a duvida
Dúvida tende a ser totalmente racional e nos causa a hesitação de agir, sendo necessário aplicar métodos mais rigorosos para procurar eliminar a hesitação.
Método científico
O Método Científico pode ser descrito como motivado pela dúvida, isto é, mais do que aceitar teorias científicas já existentes e aceitas, propor novas experiências para confirmar se continuam válidas.
Filosofia [editar | editar código-fonte]
A dúvida constitui, mais do que um conceito, todo um vasto tema na reflexão filosófica, pelo que importa distinguir entre as variantes da sua determinação nocional e correlação com outros conceitos, e as teorias, métodos e procedimentos que de algum modo a sistematizam. O espanto, a ilusão, o erro e a ignorância constituem, entre outras atitudes, noções que exemplificam essa correlação negativa da dúvida face ao conhecimento. Algumas pessoas não tentam tirar suas dúvidas, por alguns motivos: -Timidez -Dificuldade de expressão-Medo de falar em público, e outras... A dúvida sintetiza os dois primeiros passos da experiência filosófica: Estranhamento e Questionamento. São três os passos para a experiência filosófica. Os dois citados acima, e o terceiro: A busca pela resposta. Lembre-se:Nem todo tipo de dúvida é filosófico.
Fonte: Livro Filosofar: Volume único, Editora Saraiva 2010,
Religião [editar | editar código-fonte]
Duvidar que deuses ou divindades existam é a base do agnosticismo. Além disso, esse tipo de dúvida implica questionar também as respectivas escrituras religiosas,