duvida
" As perguntas em filosofia são mais essenciais que as respostas e cada resposta transforma-se numa nova pergunta" -Karl Jaspers.
Nem todo tipo de dúvida é filosofica,como por exemplo: Quem será o campeão Brasileiro de futebol desse ano?
Isso é apenas uma epeculação de algo que está para acontecer.
A dúvida filosofica surge de uma necessidade enquetes de uma explikação racional de elementos bem elaborados.
O que é duvidar?
Em poucas palavras podemos definir a Dúvida como a ausência de convicção sobre um determinado tema. No entanto, os grandes filósofos nunca se contentaram com essa definição e sempre buscaram encontrar de fato um sentido e uma explicação para esse sentimento. Além de motivar métodos científicos e estar presente nos passos da experiência filosófica (estranhamento, questionamento e busca pela resposta), a dúvida se relaciona com muitos conceitos. Ainda durante a Grécia Antiga, muitos filósofos e pensadores passaram a duvidar da supremacia e até mesmo da existência dos deuses e divindades. Esse tipo de dúvida, que hoje é classificada como agnosticismo, levou a filosofia grega a uma superação da razão em relação ao pensamento mitológico. E foi assim que os filósofos Pré-Socráticos voltaram o seu interesse ao Universo e aos fenômenos da natureza. Eles começaram a buscar explicações para tudo através da razão e do conhecimento científico.
Já os Sofistas defendiam a importância do ser humano como indivíduo. Eles davam valor a educação que teria como objetivo formar cidadãos plenos. Sócrates, filósofo conhecido como o patrono da filosofia, tinha na dúvida a base de sua concepção. Ele questionava pessoas comuns e fazia de suas respostas uma busca pela verdade. Seu discípulo Platão fez a primeira sistematização do pensamento filosófico defendendo a existência do “mundo das ideias” onde eram mantidas as “essências” de todas as