A droga da incoerência
Havia então uma lista dos filmes temas, uma breve sinopse, e uma frase com o problema abordado. No primeiro, o problema era "Uso de Drogas", no segundo, uma descrição um pouco pior era sucedida do problema "Uso Abusivo de Álcool". Vinha então, na sinopse do terceiro filme, uma descrição basicamente idêntica, com a ênfase dada a "Uso de Drogas", e logo em seguida, mais um vez, o problema do quarto ou quinto filme era "Uso Abusivo de Álcool".
Droga! Alguém poderia dizer por que nunca se usa a expressão "Uso Abusivo de Drogas" ou simplesmente "Uso de Álcool"?!
Qualquer um com um mínimo de experiência de vida sobre o tema sabe que a maioria dos usuários de drogas não chega a ter grandes problemas, tal como a maioria dos usuários de álcool. Por que então o álcool só é considerado ruim quando consumido em excesso enquanto as drogas sempre são ruins mesmo se consumidas com moderação?
Vivemos num mundo onde temos inúmeras "Drogas ilícitas" e algumas "Drogas Lícitas", e somente as primeiras costumam ser chamadas pelo apropriadíssimo nome DROGAS. No entanto, o dano social combinado de todas as Drogas Ilícitas juntas não são uma fração do dano causado pelas Drogas Lícitas, em especial Álcool e Cigarro. Mesmo se considerarmos não apenas as overdoses e afins, mas também as mortes causadas pelas guerras das drogas, em virtude de sua proibição.
Os cigarros matam MILHÕES de pessoas por ano em todo o mundo. Muito mais do que qualquer guerra ou tragédia no último meio século. O Álcool mata muitíssimo mais, com o agravante que enquanto os cigarros em geral matam apenas o usuário, o consumo de Álcool costuma vitimar mais os inocentes do que os próprios usuários, haja visto o número estupendo de desastres causados por motoristas embriagados.
Não há uma só família que não possua um