A documentação como método de estudo pessoal
1. Documentação temática
Visa coletar elementos relevantes para o estudo em geral ou para realização de um trabalho em particular, sempre dentro de determinada área. Feita através de um plano sistemático, constituído pelos temas e subtemas da área ou do trabalho em questão. Os elementos a serem transcritos nas fichas de documentação temática não são tirados apenas das leituras particulares, mas também das aulas, conferencias e seminários, juntamente com as idéias pessoais. Citações literais transcritas na ficha virão entre aspas e termina com a indicação abreviada da fonte; se a transcrição contiver somente um a síntese das idéias da passagem citada, mantém-se apenas a indicação da fonte; se forem trancritas idéias pessoais, não é necessário aspas, indicações de fonte, sinais indicativos, pois a ausência desses elementos revela que são idéias elaboradas pelo autor.
2. Documentação bibliográfica
Organizam-se de acordo com um critério de natureza temática.O fichário de documentação bibliográfica constitui um acervo de informações sobre livros, artigos e demais trabalhos que existem sobre determinados assuntos. A documentação bibliográfica deve ser realizada à medida que o estudante toma contato com os livros. As informações transcritas na ficha de documentação bibliográfica são compostas em níveis cada vez mais aprofundados.A melhor informação para esse tipo de ficha seria aquela que sintetizasse a própria analise temática do texto. Esse tipo de documentação pode ser feito também a respeito de artigos, resenhas, capítulos isolados etc. as informações devem ser seguidas pela indicação, entre parênteses, das paginas a que se referem.
3. Documentação Geral
É aquela que organiza e guarda documentos úteis retirados de fontes perecíveis. Trata-se de passar para pastas, documentos cuja conservação seja julgada importante. É sob a forma de documentação geral que os estudantes deveriam guardar as apostilas, o texto