Resumo de administração - ti verde
Insira aqui seu nome.
TI Verde: Contexto e aplicações
Os primeiros computadores eram de uso exclusivo de universidades, campos de pesquisa e algumas organizações, pela sua complexidade e, claro, de eles serem imensos, consumirem muitos recursos e serem muito caros. Com o avanço tecnológico, eles são menores, mais eficientes e baratos. Com isso, o número de usuários cresceu rapidamente, o que poderia ser um ótimo indicador, mas está trazendo grandes problemas atualmente.
O grande número de dispositivos, o aumento da demanda de usuários e as inovações recentes, fazem com que o consumo de recursos seja cada vez maior e também ocorra o sucateamento de equipamentos mais antigos. Gastos crescentes de energia, grande quantidade de máquinas obsoletas são os principais problemas do cenário de TI atual.
Mas esse quadro vem se transformando. Com o constante aumento de pensar sustentável e de responsabilidade social das organizações, o conceito de “TI Verde” tem se aplicado em várias empresas de várias estruturas, otimizando os recursos, ocasionando uma economia de até 50%.
Essa otimização de recursos pode ser feita de várias maneiras, desde uma simples mudança de postura sobre manter uma máquina inativa ligada ou até mesmo reciclagem de componentes e equipamentos obsoletos. Essas atitudes, além de demostrar a causa social da organização, traz benefícios para o ambiente de trabalho, como a otimização e consolidação de espaços.
A responsabilidade social, e o desenvolvimento sustentável não são mais tendências consideradas “alternativas”, hoje em dia, são aspectos fundamentais para se obter melhor rentabilidade e sucesso nas