A diversidade na educação infantil
Gabriela Elias Rosa
RESUMO
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a diversidade na Educação Infantil, para que o professor possa fazer um bom trabalho em sala de aula, ajudando seus alunos a conviver com as diferenças.
Palavras-chave: diversidade – educação – diálogo.
1 INTRODUÇÃO
A educação infantil e a primeira etapa da educação básica (zero aos seis anos), onde se prioriza o desenvolvimento físico, afetivo, intelectual, linguístico e social da criança, completando a ação da família e da comunidade.
Os educadores que atuam com crianças nessa faixa etária, devem estar cientes de que os pequenos aprendem de maneiras diferentes, temos alunos com bagagens e habilidades muito diferentes como, por exemplo, estrutura familiar e realidade social. Como trabalhar com tanta diversidade? Com a discriminação e com o preconceito?
Em todas as instituições de educação existe essa diversidade e muitas vezes a escola não está preparada a lidar com as diferenças, não temos apenas diferenças no aspecto físico, temos também diferenças socioculturais, pois quando nascemos, encontramos um meio social determinado histórico e culturalmente, estabelecemos relações e desenvolvemos ações de natureza diversas, tendo a cultura como importante mediadora. A educação é uma ferramenta básica que cria, influencia, aproxima ou afasta as nossas semelhanças e diferenças individuais e sociais.
Conforme o teórico Vygotsky (1998) afirma: “o que decide o destino da personalidade, em última instância, não é o defeito em si, senão suas consequências sócias, sua realização sociopsicológica”.
A instituição tem grandes responsabilidades pelo cuidado e educação das crianças, pois a educação se dá em diversos contextos, nos quais o conhecimento é socialmente construído, e muitas vezes a família e a sociedade podem contribuir negativamente na construção de futuros cidadãos.
2 DESENVOLVIMENTO
Muitas pessoas não dão o devido valor para a