A dispersão do conhecimento infantil atraves da televisão
ATRAVES DA TELEVISÃO
Andrey Michael Schildberg e Valéria Fernandes Pimentel
Módulo Televisão
INTRODUÇÃO
Este trabalho pretende analisar os tipos de influencia que a televisão exerce sobre o publico infantil, destacando as formas de abordagem, de linguagem e o método persuasivo utilizado pelas emissoras assim como as consequências que estes métodos causam no conhecimento de mundo das crianças e adolescentes.
DESENVOLVIMENTO
A partir da década de 50, com a chegada da televisão no Brasil houve uma verdadeira divisão de águas quanto ao formato de entretenimento e produção cultural.
Com o sua rápida repercussão esta mídia tornou-se uma das mais populares no Brasil, com isso o cinema passou a ser, de certo modo ofuscado por essa nova mídia, pois as pessoas passam a valorizar a comodidade de receber todo o entretenimento nas suas casas. Com o passar das décadas, esta mídia cria sua própria identidade e influencia diretamente no cotidiano da população brasileira. Assim como a televisão, as pessoas também mudaram seus hábitos, passando há ficar mais tempo em casa assistindo a programação do que interagindo com outras pessoas fazendo atividades mais recreativas. Nota-se que houve uma mudança de comportamento nas crianças e nos adolescentes na era dos anos 50 e 60 até hoje. A explosão de informações, a saturação da mídia no fim do séc. XX criou uma vertigem social.
Os Jovens são os mais afetados pela presença da televisão. A grande questão é a qualidade que esses programas estão transmitindo, deixando de lado a educação e apostando nos temas de baixo calão e de violência generalizada. A grande publicidade colocada nestes programas vende a este publico um padrão a ser seguido, ditando a moda, o comportamento, o gosto musical que seria o aceitável. Estes métodos de persuasão são refletidos de forma plural, mudando de forma gradual e significativa o cotidiano das crianças e dos adolescentes. Inês Sílvia Vitorino Sampaio afirma em seu