a disciplina e o rendimento na sala de aula
Propomos a seguir algumas atividades que vão contribuir para um importante debate e ampliar o conhecimento do aluno a respeito da história da cultura e formação do povo em que está inserido.
As atividades propostas foram elaboradas seguindo o MAPREI (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva), metodologia própria de aplicação da linha educacional da Legião da Boa Vontade (LBV), aplicada nas suas unidades socioeducativas.
Nesta primeira edição, os temas abordados serão: Tradição Oral, Tambores, Congada, Jongo, Capoeira, Moçambique, Maculelê e Clubes Sociais. O professor poderá apresentar aos alunos cada uma dessas manifestações por meio da exibição dos vídeos e desenvolvimento das atividades.
Desenvolvimento de atividades
1ª Etapa
É nessa fase que o educador mobiliza os alunos para o tema proposto, buscando no grupo toda informação sobre o assunto, de forma sintam-se parte integrante e ativa do conteúdo a ser trabalhado. Para ilustrar essa etapa, sugerimos a utilização de um quebra-cabeça, com imagens que caracterizem os principais pontos a serem apresentados aos alunos.
O educador pode dividir a sala em dois grupos, entregando as peças do quebra-cabeça e solicitando que o montem, seguindo a legenda entregue por ele. Explore todas as informações intuitivas dos alunos, anotando de forma coletiva os principais termos e informações destacadas por eles durante essa primeira conversa. Nesta etapa, o professor dá o show , com a melhor estratégia que envolva os alunos no conteúdo. Busque estratégias que despertem ações físicas, de raciocínio, que trabalhem o desafio, a interpretação e a arte; ou seja, explore atividades mobilizadoras.
2ª Etapa
Agora que o aquecimento sobre o tema proposto já aconteceu, é hora de buscar a bagagem de cada educando sobre o assunto, aprofundando com pesquisas, buscando individualmente as respostas para as questões levantadas pelo grupo na etapa anterior.
Neste momento, os