Processador Core 2 Duo
Técnico em Informática Pós Médio
PROCESSADOR CORE 2 DUO
Belo Horizonte - MG
Abril - 2014
PROCESSADOR CORE-2-DUO
Este processador combina velocidade de processamento com baixo consumo de energia. Igualmente ao processador Dual Core, o processador Core 2 Duo também possui dois núcleos, porém, o grande diferencial deles é a diferença de consumo de energia, sendo que, o Core 2 Duo é mais econômico. O Core 2 Duo trabalha com frequência de até 3Ghz e FSB de 1333Mhz. O processador ainda possui cachê L2 de até 6MB. A redução de energia comparada aos seus antecessores deve-se ao fato de possuir novas tecnologias, não disponíveis nos demais. Um exemplo disto é o chamado Execute Disable Bit e Enterprise Security, estes, são processos que inibem a execução de códigos maliciosos de ataques do tipo buffer overflow. A virtualização assistida por hardware também é uma inovação no Core 2 Duo. Estima-se que a performance do Core 2 Duo chegue a 40% acima do Dual Core.
Deste modo, é possível concluir que o processador Core 2 Duo é mais eficiente. Ele tem a capacidade de suprir mais atividades pesadas que seu antecessor e ainda consumir menos energia. Segundo a Intel, um Core 2 Duo é indicado para:
Maximizar a produtividade para usuários e multi-tarefas;
Várias aplicações de Tecnologia e Informação rodando em background;
Software de colaboração e aplicações exigentes.
Apesar de possuir um desempenho por ciclo de clock muito superior ao do Pentium 4 e do Pentium D, superando-os em muitas aplicações, o Yonah era um processador mobile e por isso era limitado a frequências de operação relativamente baixas.
Surgiu então o Conroe, uma versão aperfeiçoada do Yonah, com foco no uso em desktops, que deu origem às primeiras versões do Core 2Duo, lançadas em junho de 2006. Embora seja um chip radicalmente diferente, ele foi produzido utilizando a mesma técnica de 0.065 micron utilizada na produção do Cedar Mill