Criminologia Critica
CARLOS ROBERTO DA SILVA
CRIMINOLOGIA CRITICA E CRITICA DO DIREITO PENAL
CURITIBA 2014 FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL UNIBRASIL
CARLOS ROBERTO DA SILVA
CRIMINOLOGIA CRITICA E CRITICA DO DIREITO PENAL
TRABALHO DE DIREITO PENAL I CURSO DE DIREITO UNIBRASIL FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL
PROFESSOR EMERSOM LUIZ LAURENTI
CURITIBA 2014
O LIVRO APRESENTA A TEORIA CRIMINOLOGICA MODERNA DE MODO SISTEMATICO E ORIGINAL ,CONFRONTA AS EQUISIÇOES DAS TEORIAS SOCIOLOGICAS SOBRE O CRIME E CONTROLE SOCIAL COM OS PRINCIPIOS DA IDEOLOGIA DA DEFESA SOCIAL.
Criminologia critica e critica do direito penal
Introdução a´ sociologia do direito penal
Anatomia de uma criminologia critica
O livro apresenta a teoria criminológica moderna de modo sistemático e original :confronta as aquisições das teorias sociológicas sobre o crime e controle social com os princípios da ideologia da defesa social.
A teoria estrutural-funcionalista de Durkhein e ,depois de Merton ,rejeitaria o principio do bem e do mal o desvio seria fenômeno normal em determinados limites funcional para o equelibrio social e o reforço do sentimento coletivo .a teoria das subculturas criminais de Clouward-ohlin e Sutherland ,mostraria que o modo desigual da destribuiçao estrutural do acesso aos meios legítimos para realizar metas culturais que compele aos menos favorecidos .
Esses conceitos de anomia e de subcultura criminal , posto pela pesquisa fenomenológica sobre percepções e atitudes de técnicas de neutralização racional , utilizadas pelos criminosos e seus comportamentos .o criminoso vem a ter a reprovação de normas e anular o controle social lhe imposto.
A criminalidade não seria um dado antológico pre-constituido ,mais a realidade social construída pelo sistema de justiça criminal