A DISCIPLINA DAS EQUIPES COMO UM MODELO DE
LIDERANÇA
1. Introdução
As empresas cada vez mais precisam envolver e comprometer seus funcionários em cada atividade seja ela rotineira, de projeto ou de longo prazo. E a participação passa a ser um pré-requisito para o alcance de resultados diferenciados. Rocha-Pinto (2003, pág. 24) corrobora essa afirmação: “A gestão flexibilizada de pessoas pode ser definida como um modelo de gestão no qual, os funcionários podem influenciar as decisões, exercer controle e compartilhar poder”.
Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança.é um tipo de liderança informal.Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal.
Em uma organização, a liderança é um tema de fundamental importância, pois esta relacionado com o sucesso ou o fracasso, com conseguir ou não atingir os objetivos definidos. Principalmente no contexto empresarial ou de uma organização, é importante saber fazer a distinção entre líder e chefe.
Hoje é necessário que os lideres sejam não apenas lideres, por exemplo, mas sejam coaching.
Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida.
O termo coaching apareceu pela primeira vez na era medieval, com a figura do cocheiro, o homem que conduzia a carruagem (coche) para algum lado. Os cocheiros também eram especialistas em treinar os cavalos, para que estes puxassem os coches.
Um tipo de coaching bastante procurado é o "coaching de liderança", uma qualidade cada vez mais valorizada. No coaching de liderança, o gestor procura orientar seu colaborador no seu desempenho, usando metas claras para criar alvos mensuráveis, além de