Trabalho Sociologia
Com a crise do café e o início da industrialização, comandada pelo Sudeste, esse quadro mudou. Getúlio Vargas passou a promover a integração dos “arquipélagos regionais” através da instalação de um sistema de transportes ligando os estados, o que aumentou o fluxo de mercadorias e pessoas entre os mesmos.
A partir de então, até a década de 1980, a concentração espacial da indústria na região Sudeste se explica por dois fatores básicos:
- Complementaridade industrial — as indústrias de autopeças tendem a se localizar próximo às automobilísticas; às petroquímicas, próximo às refinarias etc.;
- Concentração de investimentos públicos nos setores de energia e transportes — por fim, é mais barato para o governo concentrar investimentos em determinada região do que espalhá-los pelo território nacional.
Essa tendência à concentração perdurou até o final da década de 70, quando começaram a surtir efeitos os investimentos do II PND e serem inauguradas as primeiras grandes usinas hidrelétricas na região Nordeste.
A indústria corresponde à atividade de transformação, de algo encontrado na natureza em produto de consumo pessoal ou coletivo. Ao processo de incorporar ao ato de produção o uso de técnicas, gerando transformações nas relações sociais e econômicas entre os homens chamamos de Revolução Industrial. A indústria responde por aproximadamente 30% da riqueza gerada no mundo – algo em torno de 9,6 trilhões de dólares em 2001, segundo o Banco Mundial. Nos últimos anos, porém, o maior setor produtivo tem sido castigado pela retração da economia mundial. Com vendas mais fracas, muitas fábricas reduziram a produção e cortaram postos de trabalho. O cenário destoa da