A dinâmica da Natureza
A natureza tem suas próprias leis
Antes de seres humanos desenvolverem a tecnologia necessária para interferir forma generalizada nas forças ritmo e suas próprias leis. Tudo o que existe ou acontece sem intervenção humana – as rochas, o intemperismo, o relevo, os solos, as águas, o ar, as plantas e os animais – está interligado como os fios que formam uma rede. Quando, num fio, ocorre uma mudança, natural ou provocada pelo ser humano, a rede como um todo também é modificada.
Diversas mudanças climáticas comandadas pelas forças da própria natureza aconteceram no decorrer da história da Terra. Um dos melhores exemplos desses fenômenos é a ocorrência das glaciações.
Essas mudanças refletiram na vida animal e vegetal, com diversas conseqüências, como a migração de animais para áreas de clima mais ameno, mudanças no ciclo vital ou extinção de algumas espécies vegetais e adaptação de outras, e alterações nos processos de formação dos solos e nos processos fluviais. Outros exemplos de mudanças no quadro natural sem interferência humana são as erupções vulcânicas e os sismos.
Ao longo da história, as interações entre os elementos da natureza foram modificadas por ações humanas, como o desmatamento em larga escala, o desvio do curso dos rios, a construção de represas, a poluição do ar e das águas e mudanças no relevo, entre muitas outras.
A Terra está em movimento. Ela gira em torno do próprio eixo (em torno de si mesma), num movimento chamado rotação, e dá uma volta completa em cerca de 24 horas. Esse movimento determina a alternância entre o dia e a noite.
Ao mesmo tempo, a Terra descreve uma órbita em torno do Sol chamada de órbita eclíptica. Esse movimento é denominado translação. Nosso planeta leva aproximadamente 365 dias e seis horas para realizar uma volta completa em torno do Sol, período que chamamos de ano terrestre. Essas horas a mais completam um dia (24 horas) a cada quatro anos. Temos, então, o ano bissexto, de 366 dias (o